Arquitetura e Conceito

 PAVILHÃO BOXEL
 

Boxel” é um pavilhão experimental concebido e realizado por estudantes de arquitetura no campus da Universidade de Ciências Aplicadas em Detmold, na Alemanha. A forma do edifício é baseado em uma superfície mínima e é composto por mais de 2.000 caixas de cerveja que são organizadas ao longo da geometria de forma livre. A construção temporária foi criada com o software paramétrico para controlar a posição das caixas em relação a geometria e analisar o desempenho estrutural. O design expressivo por Schweynoch Henri cria um cenário espacial para apresentações, shows, eventos e encontros no campus. Como parte do curso de design digital, os alunos não foram apenas convidados a conceituar um pavilhão de Verão, mas também para construir e realizar o projeto, usando design digital e ferramentas de fabricação.


Arquivo da categoria ‘Arquitetura’
Uma janela que vira varanda! Bloomframe é um novo tipo de janela que se transforma em terraço, criada pelo arquiteto holandês Hofman Dujardin. E o mais legal é que ela pode ser instalada em construções já existentes. Não é sensacional?(http://favoritos.wordpress.com/category/arquitetura/page/3/)

  Micro-compacta
Tá vendo esse cubinho na foto acima? Tem um tanto de gente por aí chamando isso de casa. A “micro-compact home (m-ch)” é uma micro-casa criada pela Horden Cherry Lee Architects, tem 2.66 metros de aresta, integra comunicação e sistemas de energia e não precisa de nenhum móvel (nem se você quiser muito). O layout é inspirado pela cultura japonesa e o exemplar já vem com uma TV de plasma e uma cozinha completa. Para colocar o projeto a prova, seis estudantes e um professor foram morar por um semestre em uma vila feita com as mini-casas, cada um na sua. O resultado? Eles extenderam o período por mais um semestre. Eu achei muito bacana. Claro que se o jardim da casa for como o da foto acima tudo fica bem melhor. Quem adorou e amou já pode adquirir uma por a partir de 25 mil euros.




Negócio da China
WaterWorld é o nome do projeto que recentemente ganhou um prêmio internacional de design (não encontrei o nome do prêmio). Vendo as fotos abaixo não é muito difícil imaginar o porquê. WaterWorld foi criado pelo Atkin’s Architecture Group e vai ser um hotel na China com 400 quartos, restaurantes, cafés e, para aproveitar sua belíssima área, muito esporte radical, de bungee jumping a escalada. Eu adorei a interação com a natureza. Espero que o projeto seja ecologicamente viável.


.........Sorvetes.........

Ao meu ver arquitetura não envolve apenas a parte física de um espaço, ela envolve um todo dentro de um espaço, seja em um ambiente, um mobiliário e até mesmo uma mesa bem montada e uma comida bem apresentada. Ao meu ver arquitetura esta em tudo o que nos envolve.... E uma arquitetura que adora é essa ai abaixo, sobremesas bem apresentadas...Delicie-se...

É difícil resistir a esta tentação gelada e a vontade fica ainda maior quando a temperatura começa a subir. Com uma apresentação caprichada, o sorvete pode ser saboreado a qualquer hora do dia. Aqui, ideias inspiradoras para decorar a mesa e servir essa delícia.




Reportagem tirada da Revista Casa e Jardim.

Participação em concurso: SELF FAB HOUSE

O projeto abaixo foi resultado de uma proposta do Concurso realizado pelo Institute for advanced Architecture of Catalonia, no 2º Advance Architecture Contest (Self Fab House), ou seja uma proposta para construção de uma habitação auto sustentável.Realizado por mim Vanessa e minha amiga a Paula Cardi, consurso esse onde podia participar estudantes, designs e arquitetos do mundo todo, e que ficamos entre os 30 finalistas, sendo as únicas do brasil.


   Tradução do texto da 2ªimagem: A partir da proposta da construção de um habitáculo, e a necessidade de ter um, lugar onde pessoas que não tinham teto tivessem uma opção de moradia tivemos  então a intenção de criar um espaço para essas pessoas que pudesse ser conectado aos muros e paredes urbanos de acordo com a necessidade do usuário. De uma maneira que quando o abrigo não estiver sendo utilizado para dormir ou descansar, ele será útil para o entorno em que se localiza, pois irá funcionar como um quadro de avisos.
    A partir da nossa idéia fomos a busca dos materiais que pudessem nos proporcionar estabilidade, praticidade, segurança e conforto. Por isso a escolha da madeira (como piso), estruturas em PVC e a cobertura de Naylon acoplado, que oferece conforto térmico e acústico devido ao seu revestimento com espuma e impermeabilidade. Para sua construção propusemos encaixes através de dobradiças,e parafusos tornando e rápido sua montagem.
     Conseguimos assim atingir nossos objetivos e construir um habitáculo engenhoso e ao mesmo tempo prático atendendo a necessidade de quem precisa de uma noite de sono ou mate mesmo uma tarde de descanso se protegendo das variações climáticas (frio, chuva, sol).


Design de Luminária

Objeto elaborado durante o curso de Arquitetura,  oficina de Design de Luminárias realizado na Semana integrada. Adoreiiiii...
 

Material utilizado: Pote de Plástico com tampa, feltro de diversas cores cola quente, lâmpada fluorescente Morna

Desing de Móveis

 Espaços e móveis multiúso agora são uma tendência...

            " ESTANTES E PRATELEIRAS PARA MEXER COM NOSSO IMAGINÁRIO"